No último sábado, dia três de fevereiro, os artistas e produtores de circos itinerantes tradicionais, receberam uma ótima notícia.

Através do SATED PR, em reuniões para discutir as necessidades dos artistas itinerantes, os vereadores Dona Lourdes, Mauro Ignácio e Goura, encaminharam à Câmara Municipal de Curitiba, projeto de Lei que trata da cessão de uso de terrenos ociosos do município, aos circos tradicionais itinerantes. Estes poderão se instalar sem custo da locação do terreno, por tempo determinado pela prefeitura.

A proposta de Lei foi acatada por unanimidade.

Decorrido o período regimental, em dezembro o Prefeito Rafael Greca, sancionou a Lei, faltando agora o decreto regulamentador.

Curitiba é a primeira cidade do país a preocupar-se com as estruturas circenses.

E foi com grande emoção que o SATED, representado pela sua Presidente, Eliane Berger e sua vice-presidente, Jane D’Avila, acompanharam os vereadores à entregar a Lei nº 15.129/2017, sob a lona do circo Zanchettinni.

Batizada carinhosamente como “Lei Wanda Zanchettinni”, leva o nome da matriarca da família. Dona Wanda subiu com passos firme ao picadeiro para receber a regulamentação que irá eternizar o seu nome.

Curitiba sai na frente mais uma vez, mostrando sua vocação para acolher os circos tradicionais itinerantes.

Essa arte tão valorosa e complexa, na capital Paranaense, agora é reconhecida.